Reciclagem
Em 2001, o Banrisul criou o Programa Reciclar com o objetivo buscar a
educação ambiental e a preservação de recursos naturais, através do
esclarecimento quanto a importância de reduzir a geração de resíduos e os conceitos de reutilização pelo reaproveitamento e reciclagem de resíduos produzidos no Banco, visando à conscientização sócio-ambiental.

Ao longo do tempo, o programa alcançou uma dimensão social. Tornou-se instrumento de geração de emprego e renda para as comunidades de
recicladores, usinas de reciclagem, ONGS e associações de bairros,
contribuindo para o desenvolvimento social.
Parcerias com universidades, órgãos ambientais, órgãos não governamentais, entre outros, fez com que o compromisso social fosse ampliado para a questão sócio-ambiental.

De 2001 a 2007, o programa promoveu a reciclagem de 3.017 t de papel equivalendo a43 mil árvores poupadas; 178,5 toneladas de doação de papel para 20 instituições no Rio Grande do Sul e Santa Catarina, beneficiando, aproximadamente, 3.134 pessoas - Associação de Recicladores, APAES, escolas, Lions e ONGS.

Desde sua criação, em 2001, o Programa Reciclar desenvolve ações que objetivam a
conscientização ambiental dos colaboradores do Banrisul e a comunidade, envolvendo-os em
atividades de sensibilização e mobilização, como as oficinas de garrafas pet e de contações de
histórias.
Essas atividades têm como objetivo:
- fortalecer as diretrizes de trabalho do Programa Reciclar;
- refletir sobre os conceitos de redução, reaproveitamento e reciclagem de resíduos;
- envolver o público em ações lúdicas e reflexivas, que incentivem a mudança de hábitos e atitudes.

Quanto às atividades:

Oficinas
As oficinas de garrafas pet visam o reaproveitamento de materiais e são ministradas por
colaboradores voluntários. Cada oficina tem a duração média de três horas, onde cada
participante deverá levar no mínimo 10 garrafas limpas. Por se tratar de um trabalho voluntário, o número de participantes é de 30 pessoas, podendo ser composto por crianças a partir de 7
anos e adultos.


As oficinas são divididas em temáticas, para auxiliar na confecção das peças recicláveis:
- Enfeites de Natal que simbolizam um Presépio, Guirlandas, Castiçal, Árvore, Bolas natalinas, Sino, Bota e Flores de Natal.







- Brinquedos que simbolizam um Gato, Porco, Abelha,
Coelho, Joaninha, Polvo, Tartaruga, Borboleta, Morcego,
Siri, Peixe, Elefante, Dado, Vai e Vem, Bruxa, Abóbora
Helloween, Sol, Catavento.








- Utilidades diversas como Porta caneta, Porta objetos,
Porta guardanapo, Puff, Flores, Abajur, Gato , Embalagem
para presente, Caixa com tampa, Potes, Cestinha de páscoa,
Agulheiro, Coelho , Porta cuia, Maçã, Milho, Cachepô.




- Nas oficinas de Ikebana agrega-se a arte milenar aos conceitos de reciclagem, onde garrafas
PETsão utilizadas para confeccionar suportes para arranjos florais.



11 Responses
  1. Econoeco Says:

    A reciclagem hoje em dia é muito importante, muitas pessoas não tem idéia do quanto faz diferença no reaproveitamento de produtos que geram uma economia de matéria prima e ajudam na preservação ambiental. Parabéns pelo blog. bjk


  2. Hali Says:

    Muito boa a idéia de fazer arte com lixo reciclavel, o reaproveitamento de produtos é muito econômico e esperamos que isso um dia possa ser algo que tenha muito mais aproveitamento.;D.
    Equipe cuidados ambientais 2°A.


  3. Que orgulho do meu banco e do meu estado. Se cada grande corporação relmente fizesse algo concreto, que não ficasse só no papel ou na propaganda, realmente haveria uma diferença.

    --
    Recicle Ideias!


  4. Acreditamos que é muito preciso nos dias de hoje, o trabalho com a reciclagem. Pois em épocas onde o desmatamento é grande, onde a ganância impera, pensamos que reciclar é uma forma de não perder, de renovar.
    Ainda deve se salientar o trabalho do nosso banco, o banco do nosso estado, pois com seu grande conhecimento perante a população trabalha em prol dela, atuando pela melhoria da sustentabilidade.

    ProjetoReponsabilidade


  5. Mohamed Says:

    Confessamos que ficamos surpresos de tal atitude vir de um banco. Como comentado pelos colegas, é raro uma grande corporação fazer algo concreto pelo meio ambiente, e se todas deste porte fizessem isso, o meio ambiente sairía ganhando muito.
    Nunca tínhamos ouvido falar de tal projeto, portanto achamos que ele deveria ser melhor divulgado, de modo a incentivar outras empresas a ter semelhantes ideias.


  6. muito legal uma empresa tão popular do porte do banrisul ter esse tipo de preocupação!! e mais legal ainds vcs postarem algo de extrema importancia que a maioria das pessoas não leva a sério1!


  7. dener passos Says:

    A reciclagem é um aspecto fundamental para a preservação do meio-ambiente. No caso das sacolinhas plásticas que podem ser substituídas por sacolas de pano ou no caso das oficinas que transformam garrafas pet em diversos adereços e visam o reaproveitamento de materiais, percebemos que ambas as atividades já são realizadas por empresas originárias do Rio Grande do Sul. Isso motiva com que nós, como estudantes e futuros profissionais gaúchos, demos sequência a esses projetos que visam a preservação de recursos naturais.

    Dener Passos, Hector Wesendonk, Ricardo Richter e Rodrigo Marques – Turma 2ºC

    Nosso blog: Poluição e Sustentabilidade – http://earthbrothers.blogspot.com/


  8. SDA CSI Says:

    O trabalho ficou ótimo. Gostamos muito do grupo ter lembrado das sacolinhas plásticas, que apesar de eficientes são garndes poluidoras. Realmente é importante lembrar também dos containers ingleses, que mostram a dura realidade do contraste de classes sociais e paises desenvolvidos e subdesenvolvidos. Gostamos mesmo do trabalho. A postagem do banco consciente ficou um pouco parecida com um tema de jornal porque faltou o grupo introduzí-la, mas também ficou boa.


  9. Além de criar adornos e brinquedos, garrafas pets e caixas de leite podem ser usadas para criar aquecedores solares, muito usados na agricultura famíliar.


  10. Lílly Says:

    É com esse pensamento, vindo de grandes empresas, que vamos mudar essa terrivel situação ambiental. Além disso, o grupo sabe de outras empresas que tambem tem realizado esse trabalho?
    Outra coisa que podemos fazer, é poupar um pouco, pois muitos jovens costumam atirar bolinhas de papel durante a aula, jogando fora um papel que poderia ser utilizado. Da mesma forma quero deixar uma sugestão aos professores, não distribuam milhoes de folhas aos seus alunos, façam mais trabalhos em grupo, onde o numero de folhas utilizadas é menor. Além disso, outras alternativas seriam o envio dos trabalhos por e-mail, toda e qualquer ação, por menor que seja, ja ajuda no combate ao desmatamento.

    Muito bom esse assunto, parabéns.


  11. Unknown Says:

    Olá!
    Amei a oficina de garrafas pet. Nós trabalhamos com as crianças aqui em minha cidade também, ensinando a fazer alguns brinquedos com material reciclável.
    Como eu poderia obter fotos mais detalhadas dos objetos que vocês fizeram e do presépio do Natal?
    Obrigada.
    Alessandra


Postar um comentário